Filosofia para crianças – Educação para o pensar: Pesquisa participativa no Ensino Fundamental I

O assunto central desta pesquisa é mostrar a necessidade do ensino de filosofia desde as séries iniciais da educação. O texto realiza considerações sobre a natureza cultural do homem, caracterizando-o como um ser que precisa ser educado. A passionalidade das ações humanas não é um produto genético, mas o fruto de um processo pedagógico que estimula atitudes emotivas e restringe a capacidade reflexiva dos homens. Para superar este tipo de comportamento que gera conflito e que coloca em risco a sobrevivência da vida no planeta, inclusive dos homens, defendo a necessidade de educar o pensar desde a educação infantil, através de instrumental filosófico que permite aos indivíduos aquisição de ferramentas para uma investigação mais profunda do mundo e dos homens, como os seus diversos e complexos relacionamentos socioculturais. Apoiado no paradigma filosófico-pedagógico do Dr. Matthew Lipman coloco como alternativa ao ensino tradicional, um ensino que se preocupa não apenas em transmitir conteúdo, mas que desenvolve também as habilidades cognitivas. O desenvolvimento dessas habilidades permite modificações no agir, pensar e querer humano, tornando-os mais justos e racionais.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar: Pesquisa Participativa no Ensino Fundamental I", de Rosana Donizeti Martinho Gazotto. Este livro é uma excelente leitura para professores, pais e qualquer interessado na educação das crianças. O livro discute a ideia de educar as crianças para o pensar através de questões filosóficas. Ele explica porque as questões filosóficas são importantes e como elas podem ajudar as crianças a desenvolverem sua capacidade de pensar crítica e raciocínio lógico. O livro fornece algumas ferramentas e técnicas para que os professores possam implementar a filosofia de maneira eficaz em seus ambientes de ensino.

Além disso, o livro também aborda outros aspectos importantes da educação, como o ensino colaborativo, o ensino interdisciplinar, a importância de lidar com a diversidade e a importância de desenvolver um ambiente de aprendizagem que promova o diálogo e o pensamento reflexivo. O autor também oferece conselhos valiosos sobre como se preparar e planejar aulas de filosofia para crianças, fornecendo assim maior clareza sobre como os professores podem levar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento filosófico.

Além disso, o livro também discute algumas questões éticas e morais relacionadas à educação, bem como a importância de criar um ambiente educacional que faça as crianças se sentirem seguras e motivadas para aprender. Por fim, o livro oferece uma variedade de atividades para ajudar os professores a aplicar as lições aprendidas e também fornece um conjunto de recursos para os leitores que desejam se aprofundar mais no assunto.

Em suma, este livro é uma ótima leitura para aqueles que desejam aprender mais sobre educação para o pensar. Ele fornece suporte valioso para professores e pais que desejam que as crianças desenvolvam habilidades de pensamento filosófico. A leitura deste livro certamente ajudará os professores a ensinar com mais eficácia as crianças sobre as questões filosóficas e desenvolver habilidades de pensamento crítico e lógico. É uma leitura obrigatória para aqueles que desejam educar crianças para o pensar.

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