Um modelo de avaliação de Cursos Superiores de Tecnologia

A expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil é uma realidade indiscutível. Naturalmente essa situação de expansão tornará o ambiente cada vez mais competitivo, requerendo das Instituições de Ensino Superior, a busca pela melhoria da qualidade desses cursos. Este trabalho, com o objetivo de contribuir neste aspecto, propõe a aplicação de um modelo de avaliação de cursos de graduação tecnológica, utilizando para isso uma ferramenta moderna e eficiente de gestão organizacional, o benchmarking. Nesse sentido, esta tese, proporciona uma fundamentação teórica voltada à apresentação de conceitos fundamentais, envolvidos nesse processo, quais sejam: conhecimento, competências, avaliação e benchmarking. A aplicação dessa teoria apresenta-se por intermédio de uma pesquisa de campo participativa. O modelo foi aplicado em cinco Cursos Superiores de Tecnologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Campus de Florianópolis, onde coordenadores, docentes e discentes determinaram as pontuações das questões propostas.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Um modelo de avaliação de Cursos Superiores de Tecnologia" de Maurício Gariba Júnior como uma excelente referência para programas de avaliação de cursos superiores de tecnologia. O autor fornece um modelo detalhado para a avaliação de cursos superiores de tecnologia, com ênfase nos critérios de qualidade, processos de decisão, mecanismos de avaliação e monitoramento dos resultados. O livro é escrito em termos simples, com uma abordagem prática para orientar os professores e administradores sobre a avaliação de programas de tecnologia. A abordagem do autor é adaptável, permitindo que os leitores utilizem os procedimentos de avaliação descritos no livro para programas de tecnologia específicos.

O livro fornece uma visão abrangente sobre os diferentes conceitos relacionados à avaliação de cursos superiores de tecnologia. O autor explica os princípios básicos, tais como estabelecer objetivos de avaliação, identificar critérios de qualidade, estabelecer indicadores de desempenho e definir métricas de avaliação. Ele também discute questões importantes sobre como conduzir uma avaliação eficaz e integrar melhorias contínuas nos programas de tecnologia. Os exemplos descritos no livro ajudam a ilustrar os conceitos e permitem aos leitores aplicar os procedimentos de avaliação de forma prática.

O livro de Maurício Gariba Júnior oferece um método comprovado para avaliar programas de tecnologia. Os leitores aprenderão os princípios da avaliação e desenvolverão habilidades para aplicar as melhores práticas na avaliação de cursos superiores de tecnologia. O livro é uma ótima fonte de conhecimento para professores, administradores e todos aqueles que desejam melhorar os resultados dos programas de tecnologia. Recomendo fortemente "Um modelo de avaliação de Cursos Superiores de Tecnologia" de Maurício Gariba Júnior.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Um modelo de avaliação de Cursos Superiores de Tecnologia sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.