Temporalidades, cotidiano escolar e iniciação à docência no PIBID

Este livro tem como objetivo compreender a constituição da identidade docente, a partir das experiências formativas de licenciandos em Letras, participantes do PIBID. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores têm chegado à profissão revelando algumas dificuldades para o exercício da docência, por não terem vivenciado a escola em seu cotidiano, que é transversalizado por diferentes temporalidades formativas. O trabalho fundamenta-se na base epistemológica da pesquisa qualitativa em que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis. Ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem interage durante o seu percurso formativo. A discussão teórica é tecida como fundamento nos principais estudos a respeito da constituição da identidade docente, possibilitando a análise de como a constituição identitária tem sido compreendida a partir das escritas de si e de reflexões sobre as experiências que os licenciandos vivenciam no PIBID.

Resenha:

Recomendo o livro "Temporalidades, cotidiano escolar e iniciação à docência no PIBID", de Fabrício Oliveira Da Silva. O livro trata do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e sua relação com o Cotidiano Escolar e as Temporalidades. Nele, o autor discute a estruturação do PIBID, suas formas de atuação e os processos educacionais implicados, bem como a contribuição das bolsas para a formação de professores e a realidade escolar. Além disso, o autor também aborda as temporalidades das ações, o que é importante para compreender como o PIBID se relaciona com o contexto da Educação Básica.

A obra inclui uma importante discussão acerca das perspectivas, das ações e dos processos educacionais envolvidos na iniciação à docência. É interessante notar como o autor discute as ações do PIBID e a forma como elas se relacionam com o Cotidiano Escolar, bem como como essas ações se desenvolvem no tempo. O autor também aborda questões importantes como a formação dos professores, a contribuição do PIBID para essa formação e as perspectivas de educar os alunos de acordo com suas necessidades e interesses.

O livro é uma ótima leitura para professores, estudantes e pesquisadores que têm interesse na área da Educação. Nele, o leitor terá a oportunidade de refletir sobre os processos educacionais relacionados à iniciação à docência e à formação de professores. Além disso, o leitor também refletirá sobre o cotidiano escolar e as temporalidades das ações pedagógicas.

Em suma, recomendo fortemente o livro "Temporalidades, cotidiano escolar e iniciação à docência no PIBID", de Fabrício Oliveira Da Silva. É uma obra rica em conteúdo que aborda de forma crítica o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) bem como a formação de professores e o cotidiano escolar. Esta obra é ideal para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos na área da Educação.

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