Tecnologias no Ensino de Ciências da Natureza

A presente pesquisa teve como objetivo estudar os desafios e contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para os professores de física do Ensino Médio. Com esse estudo, verificou-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Ciências da Natureza do Ensino Médio podem contribuir para melhorar a qualidade da aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em livros, revistas, monografias, teses e artigos da internet, com abordagem qualitativa caracterizada por ser um Estudo de Caso. Os procedimentos metodológicos foram um o estudo de caso com a aplicação de um questionário para os professores de uma escola no município de Mâncio Lima e observação in loco, que possibilitaram a análise qualitativa dos dados. Para desenvolver esse trabalho, utilizou-se principalmente BORGES (2008), LEVY (1999), ALMEIDA (2005), dentre outros. Os resultados finais mostraram que a conscientização e a consequente mudança de atitude em relação à adesão ao uso das (TIC) na prática pedagógica dos professores de Física nasce da descoberta de que com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação fica mais fácil enfrentar os desafios.

Resenha:

O livro "Tecnologias no Ensino de Ciências da Natureza" de Vladimir Lima de Alencar é uma obra extremamente recomendada para quem deseja se aprofundar em questões relacionadas ao ensino de ciências da natureza. O autor apresenta um texto didático, abrangente e dinâmico, o que o torna uma ótima opção tanto para professores, quanto estudantes da educação básica.

O conteúdo abordado no livro permite ao leitor conhecer, de forma clara e objetiva, as principais abordagens, teorias e tendências que envolvem as ciências da natureza e sua aplicação no ensino. Além disso, a obra traz diversos exemplos práticos e aplicações que possibilitam maior compreensão do assunto, proporcionando ao leitor uma experiência ainda mais rica.

No livro, o autor também discute a importância da utilização de tecnologias no ensino, apresentando exemplos de práticas de sucesso que serviram de estudos para a construção dos capítulos. As tecnologias apresentadas incluem ferramentas digitais, recursos em sala de aula, softwares educacionais, entre outros.

Em suma, esta obra de Vladimir Lima de Alencar é essencial para a compreensão e a aplicação das ciências da natureza no ensino. Recomendo fortemente a leitura deste livro para aqueles que procuram adquirir conhecimentos relacionados à área e desenvolver capacidades para ensiná-las de maneira eficiente.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Tecnologias no Ensino de Ciências da Natureza sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.