Política Docente na América Latina: Argentina, Brasil e Chile

O presente trabalho é um estudo da(s) política(s) de formação docente e seu impacto nos sistemas educativos dos países em que foram executadas no contexto das reformas neoliberais. Estudamos as políticas de modo particular em três países da América Latina: Argentina, Brasil e Chile. As políticas estudadas são as implementadas a partir da década de 1990, mas, situamos o horizonte do estudo iniciando na década de 1980, na qual começa uma das quatro iniciativas internacionais de educação estudadas: o Projeto Principal de Educação para América Latina e o Caribe(PROMEDLAC), que em 2002 entra numa nova etapa e passa a ser chamado de Projeto Regional de Educação para América Latina e o Caribe(PRELAC), elaborado na UNESCO a pedido dos representantes dos governos com base nas sugestões da “Declaração do México” assinada em 1979, estas estarão na base das outras três iniciativas: a Educação para Todos-EPT; as Conferências Ibero-americanas de Educação – CIE e o Plano de Ação Hemisférico de Educação-PAHE, cujos documentos têm servido de base à criação e elaboração das políticas que viabilizaram os processos de reforma educativa nos sistemas educacionais nas últimas duas décadas do século XX.

Resenha:

O livro "Política Docente na América Latina: Argentina, Brasil e Chile" de Rodríguez Jorge Alberto é uma leitura obrigatória para todos os que estão interessados em aprender sobre as questões relacionadas à educação e à política docente na América Latina. O livro aborda os desafios enfrentados por docentes e estudantes na região, como a falta de recursos, desigualdades, a qualidade da educação e as demandas do mercado de trabalho. O livro fornece uma visão abrangente e detalhada sobre as questões educacionais nos três países, a fim de oferecer um panorama geral da situação. A obra de Rodríguez também destaca os avanços realizados e as políticas implementadas na área da educação, assim como as diferentes perspectivas de especialistas sobre o assunto.

O livro aborda temas importantes como o desenvolvimento de estratégias de educação para reduzir as diferenças regionais na América Latina, o uso da tecnologia para aprimorar o ensino, o avanço do ensino superior e a política educacional adotada pelos governos. Além disso, ele mostra como os países estão trabalhando para melhorar a qualidade da educação e para aumentar o acesso a ela.

Este livro é uma excelente fonte de informação sobre a política docente na América Latina. Apresenta um amplo quadro sobre a educação e os desafios enfrentados na região, bem como as medidas adotadas para superar esses desafios. É uma obra útil para professores, acadêmicos de educação superior, pesquisadores, educadores, autoridades e todos aqueles interessados em saber mais sobre o assunto. Recomendo fortemente o livro "Política Docente na América Latina: Argentina, Brasil e Chile" de Rodríguez Jorge Alberto, pois ele oferece uma compreensão profunda sobre os desafios enfrentados pela educação na América Latina, e sobre as estratégias adotadas para enfrentá-los.

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