Livro (PDF): "Planejamento Estratégico Governamental no Brasil: Autoritarismo e Democracia (1930-2016)"

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Este livro de Carlos Eduardo Santos Pinho sobre o Planejamento Estratégico Governamental no Brasil: Autoritarismo e Democracia (1930-2016) mostra a história das políticas governamentais do Brasil, desde o período autoritário até a democracia. Ele discute os desafios que o país enfrentou durante esses anos, a partir da perspectiva do planejamento estratégico governamental. O autor discute as principais ideias, desenvolvimentos e resultados da prática do planejamento no campo da política brasileira. Além de fornecer uma análise crítica e equilibrada, também aborda como as medidas de contenção de despesas e as reformas econômicas foram implementadas pelo governo brasileiro desde a década de 1980.

Este livro é recomendado para aqueles que estão interessados em conhecer melhor o contexto histórico do planejamento governamental no Brasil. O autor faz um ótimo trabalho de explicar os desenvolvimentos históricos do planejamento estratégico, desde o período autoritário até a democracia. Ele também explora a evolução dos fluxos de informação e decisão, bem como a importância dos agentes públicos, políticos e governamentais.

O livro também fornece uma análise crítica do uso do planejamento estratégico e da implementação de políticas governamentais no Brasil. O autor também examina a influência dos interesses políticos, da participação das partes interessadas e do próprio ambiente institucional no desenvolvimento de políticas governamentais. Ele discute o papel da sociedade civil na implementação de políticas de planejamento governamental no Brasil.

Em suma, este livro é recomendado para aqueles que estão interessados em entender os desafios do planejamento governamental no Brasil. O autor fornece uma discussão abrangente e crítica das práticas de planejamento e das políticas governamentais, bem como seu impacto na implementação de reformas econômicas. Ele oferece também uma análise profunda sobre o papel desempenhado pela sociedade civil na construção de uma cultura de planejamento estratégico no país.

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Planejamento estratégico governamental no Brasil: autoritarismo e democracia (1930-2016) compara o planejamento estratégico governamental levado a cabo por duas estratégias de desenvolvimento em regimes políticos antitéticos, quais sejam, o Nacional-Desenvolvimentismo Autoritário (1964-1985) e o Novo Desenvolvimentismo Democrático (2003-2016). Ambas têm como pontos de convergência o intervencionismo estatal de modalidade intrinsecamente capitalista e o corporativismo enquanto instância de intermediação de interesses no que concerne às relações Estado/sociedade, público/privado e capital/trabalho. O planejamento estratégico governamental é concebido numa perspectiva macroestrutural de longo prazo, tendo em vista a consecução de uma estratégia nacional que viabilize o aprofundamento da industrialização, a diversificação da estrutura produtiva, o crescimento econômico e a produção de políticas públicas para a incorporação social de setores tradicionalmente excluídos. Quando comparadas ao regime autoritário modernizador e excludente – que negligenciou a temática da incorporação social ao privilegiar o produtivismo econômico –, as capacidades estatais e burocráticas, no regime político democrático, foram mais eficazes no sentido de que o planejamento governamental capitalista de longo prazo criou condições institucionais inéditas para o crescimento econômico com distribuição de renda, inclusão social, instauração de um mercado doméstico de consumo de massas e retração das históricas desigualdades sociais estruturais. Não obstante, as modalidades de planejamento estratégico governamental do Nacional-Desenvolvimentismo Autoritário e do Novo Desenvolvimentismo Democrático sucumbiram. A primeira esgotou-se diante do baixo crescimento econômico, de fraturas em sua coalizão político-empresarial de apoio, da hiperinflação, do endividamento externo e da crise fiscal do Estado. A segunda fracassou em razão do monumental escândalo de corrupção da Petrobras, do enfraquecimento das capacidades estatais de intervenção, da resiliência de políticas macroeconômicas neoliberais, da grave crise fiscal, do poder do capitalismo financeiro, da ausência de reformas estruturais (tributária, política, agrária) e da crise político-institucional que contribuiu para ceifar a coalizão política, econômica e societal de suporte. Merecem ser salientadas a inaptidão da Presidência da República na gestão, coordenação e operacionalização da coalizão parlamentar/governativa, a queda substantiva da popularidade, a perda de suporte social, a traição dos partidos da “base aliada” no Congresso Nacional e a instauração, em 2016, do golpe de Estado parlamentar liderado pelo então vice-presidente Michel Temer, que contou com o respaldo do empresariado industrial, dos economistas ortodoxos, da grande imprensa, da mídia oligopolista, do capital financeiro, das classes abastadas e do Poder Judiciário. Tal ruptura democrática instituiu – discricionariamente, indiscriminadamente e sem diálogo com a sociedade – a constitucionalização da austeridade fiscal perene. O resultado é a asfixia das políticas públicas do (incipiente) Estado do Bem-Estar Social e a acentuação do divórcio entre a (combalida) democracia representativa de massas e os interesses do sistema de poder financeiro, cada vez mais estruturado e politicamente organizado.

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