O Uso do Computador na Aula da História: Contribuições e Desafios

O presente estudo tem como objetivo compreender as contribuições e os desafios do uso do computador nas aulas de História. Para tanto, recorre-se a um estudo teórico sobre as publicações acadêmicas que tratam dessas questões propondo dois caminhos investigativos: buscando as concepções de ensino de História de um grupo de professores do Ensino Fundamental correlacionando-as com os avanços e os desafios da incorporação das tecnologias na prática pedagógica. E um olhar sobre a minha prática como professora de História no desenvolvimento de aulas, por meio de um planejamento com base na pedagogia de projetos, prevendo o uso criativo e crítico do computador e internet. O processo metodológico da pesquisa tem um percurso investigativo de cunho qualitativo e a análise do material coletado por meio de entrevista semiestruturada, diário de campo feito pela professora pesquisadora, relatório e trabalhos produzidos pelos alunos, permitiram evidenciar algumas contribuições importantes e possíveis comprovando que as tecnologias podem trazer mudanças nas práticas pedagógicas e em especial ao ensino da História, oportunizando aos estudantes situações de construção de conhecimento significativo

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "O Uso do Computador na Aula da História: Contribuições e Desafios" de Sayonara Ribeiro Cruz. Esse livro aborda de forma clara, consistente e extensa o uso do computador na aula de história, o que o torna extremamente valioso para professores que desejam aproveitar ao máximo o uso da tecnologia. O livro oferece uma visão geral dos potenciais benefícios e desafios que o uso de computadores nas aulas de história pode trazer, além de explorar como, como e por que a tecnologia pode ser usada para melhorar a aprendizagem.

O livro também oferece muitos exemplos práticos de como usar computadores na sala de aula para apoiar a aprendizagem de história. Papéis jogados, blogs e jogos educacionais são algumas das ferramentas abordadas no livro, além de discussões sobre como essas ferramentas podem ser usadas de forma eficaz. O livro também aborda questões importantes como segurança e privacidade, que são importantes considerações para o uso seguro e responsável da tecnologia em sala de aula.

Também são abordados desafios para o uso do computador em sala de aula, como a necessidade de manter os alunos motivados e envolvidos, atender às necessidades de todos os alunos e, claro, assegurar que os alunos estejam com segurança e saudáveis. O livro oferece recomendações tanto para os professores quanto para os alunos, ajudando os professores a desenvolver habilidades pedagógicas e tendo como objetivo ajudar os alunos a melhorar sua aprendizagem.

O livro oferece uma visão abrangente das contribuições e desafios que o uso do computador na aula de história traz. É muito bem escrito e oferece informações de forma clara e abrangente. É uma leitura muito útil para qualquer professor que deseje usar a tecnologia de forma eficaz para apoiar a aprendizagem de história. É altamente recomendado para os professores que desejam aproveitar ao máximo as possibilidades que a tecnologia lhes oferece.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O Uso do Computador na Aula da História: Contribuições e Desafios sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.