Livro (PDF): "O caso Hamlet e a necessidade de uma revisão literária e historiográfica (Investigação sobre o conceito de parresía Livro 2)"

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Eu recomendo fortemente o livro "O caso Hamlet e a necessidade de uma revisão literária e historiográfica (Investigação sobre o conceito de parresía Livro 2)" de Rogério Mattos. É um livro conduzido por investigações históricas e literárias profundas, abordando temas importantes como a parresia, a arte de falar a verdade. O livro explora a ideia de que a verdade deve ser defendida a qualquer custo, mesmo se isso significar enfrentar o status quo. Além disso, o livro também aborda o papel da crítica literária e da crítica historiográfica na análise da verdade, o que o torna ainda mais interessante. Mattos coloca em jogo a ideia de que a verdade deve ser procurada de forma aberta, sempre pronta para aceitar e considerar a complexidade de outras ideias. Por fim, o livro faz uma contribuição real para a compreensão das relações entre história, literatura e verdade.

No geral, "O caso Hamlet e a necessidade de uma revisão literária e historiográfica (Investigação sobre o conceito de parresía Livro 2)" de Rogério Mattos é uma leitura obrigatória para todos aqueles interessados em história, literatura e verdade. Ele oferece uma abordagem criativa e profunda sobre o conceito da parresia, oferecendo uma análise abrangente do tema. Seu estilo acessível e sua argumentação convincente tornam o livro uma leitura absolutamente indispensável para qualquer um interessado em estudar e discutir o conceito da verdade. Recomendo fortemente a leitura deste livro.

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Este texto dá sequência à publicação “Investigações sobre o conceito de parresía (I): o caso Hamlet, a soberania sobre si e os descaminhos da análise psicanalista-existencialista” escrita anteriormente por mim. Existe também uma relação direta com outra publicação, “Investigações sobre a biopolítica I – A Empresa Mundial S/A e o modelo de governança jurídica no pós-Bretton Woods”, cuja continuação sairá em breve. A relação entre os diferentes textos se dá especificamente sobre a análise do modelo Inter-Alpha e a construção no pós-guerra de um sistema de dívida, ao qual pudemos abordar de maneira menos erudita em nossa última postagem, “Sobre a chamada “inflação de demanda”: a necessidade de criação de crédito público”, que, por si, dá início a outra série em que nos dedicamos a debater o tema da dívida no Brasil e o histórico da criação de um sistema de crédito, cujo protótipo mais moderno foi o programa econômico liderado por Abraham Lincoln.
Foucault, no Vigiar e Punir (como também vimos no primeiro capítulo sobre o conceito de parresía), relata o espaço bolchevique, o da “cortina de ferro”, de Hamlet transformado de narrativa heroica em caso psicanalítico; Schreber (o famoso caso do presidente de província analisado por Freud) é aluno dos jesuítas, burgomestre, uma moça que defende a Alsácia dos franceses até atravessar o limiar ariano e devir príncipe mongol: não, ele é reduzido ao pai, triangulado em Édipo e forma um “ânus solar” (na expressão do Anti-Édipo). Seu delírio revolve massas históricas, geográficas e raciais, e no fim ele é um simples fascista, um paranoico. Como o Estado, que é sempre o Estado: Hitler, Mussolini e Stálin. Até renascer a eugenia, o saber sobre as raças e a teoria dos instintos: uma nova medicina legal, Nascimento da Biopolítica. A therapeúein epicurista agora sob o jugo de uma nova Medizinichepolizei, das unidades-empresa, o filho como capital humano, do sujeito sob o behaviorismo, sob a noção de conduta humana de von Mises (ver os dois capítulos da série sobre o suposto Foucault “liberal e fenomenólogo”). Existem dois projetos que dividem a humanidade em relação ao seu futuro; dois modelos, o oligárquico e o republicano, nos dizeres do “poeta da liberdade”, Friedrich Schiller. No mais, temos o espaço bolchevique, o lugar da Revolução (lembremos da tese de F. Furet); o triângulo edipiano – família real; e a cortina de ferro, cujos descendentes somos nós. Sem a revisão dos parâmetros sociais, econômicos, que nos regem, não há espaço para uma crítica literária nem para uma historiografia inovadoras.

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