O blog e suas ferramentas: Integrando o aluno-paciente na escola

As crianças e adolescentes debilitados pela doença e afastados do convívio escolar (amigos, colegas, professores e outros) possuem dificuldades, no seu retorno, em manter o vínculo com a escola, principalmente quando estiveram imersos no ambiente hospitalar por um longo tempo. Importante salientar que a medida de tempo para o aluno-paciente não é a mesma do cotidiano de quem esta fora do hospital. A vida passa de forma lenta para aquele que está alijado do convívio social. Uma semana, quinze dias, um mês, meses? Não se pode dizer qual a medida, ela é definida pelo sentimento de exclusão de quem está no hospital. A intensidade do tempo para o aluno paciente é percebida de forma diferente, pois ele perde o contato com seu cotidiano, abandonado e muitas vezes devido à gravidade da sua doença as visitas são restritas.

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "O blog e suas ferramentas: Integrando o aluno-paciente na escola" de Claudia Rosane Garcez. É uma leitura muito enriquecedora para aqueles que procuram obter informações sobre como lidar com crianças com necessidades especiais nas escolas. O livro discute os diversos desafios que os professores enfrentam ao tentar criar um ambiente educacional no qual todos os tipos de alunos possam ter sucesso. Ele também proporciona conselhos práticos sobre como usar blogs e outras ferramentas para ajudar os alunos e suas famílias a se integrarem na escola. O livro também discute as responsabilidades dos professores e dos pais de alunos com necessidades especiais, a importância de comunicação positiva, e diversas outras questões relacionadas ao ensino deste grupo de alunos.

O livro é escrito em um estilo acessível e é rico em conteúdo. Cada capítulo faz uma abordagem diferente dos desafios, desde a comunicação eficaz com os pais e as equipes de cuidados, até maneiras de criar relacionamentos de sucesso e criar um ambiente de aprendizagem positivo. O livro contém também exemplos de projetos práticos que incentivam o aluno a interagir com seu meio. Os professores vão encontrar muitos exemplos de atividades que eles podem implementar nas suas salas de aula a fim de promover um ambiente de aprendizagem inclusivo.

Eu recomendo especialmente este livro para aqueles que estão interessados em melhorar a educação de alunos com necessidades especiais. É uma leitura obrigatória para educadores, administradores, pais e outras pessoas envolvidas no processo de ensino. É também um excelente recurso para qualquer pessoa que esteja no processo de aprendizagem sobre o ensino especial. O livro oferece conselhos práticos, estratégias e recomendações úteis para ajudar os professores a criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e positivo para todos os tipos de alunos.

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