O Acesso à Educação Superior como Direito Humano para Pessoas Surdas

O presente livro é uma pesquisa qualitativa que dialoga com as percepções, sentimentos e concepções de educando/a que se autodeclara na condição de pessoa surda ou deficiente auditiva com o direito ao acesso à educação superior como um Direito Humano. Foi feito uma breve história na Psicologia da Teoria Histórico-Cultural e suas contribuições para o tema. Revisitamos as concepções sobre a pessoa com deficiência, os distintos conceitos e fundamentos complexos dos Direitos Humanos e suas contribuições para a pessoa surda. Analisamos a Educação em/para Direitos Humanos, como uma alternativa propositiva para desvelar o direito à educação como um direito fundamental para todas as pessoas surdas. Fizemos um recorte dos ordenamentos jurídicos, internacionais em normativas nacionais em direitos positivados e, ainda, não positivados, que dispõem e regulam o direito à educação para todos, que discorrem sobre o direito da pessoa surda e deficiente auditiva/o ao acesso à Educação Superior. Nesse escopo, compreendemos pelas análises das contribuições, narrados pelos sujeitos da pesquisa, sobre direitos humanos e o direito ao acesso à Educação Superior na universidade de sua localidade.

Resenha:

Eu recomendo o livro "O Acesso à Educação Superior como Direito Humano para Pessoas Surdas" de Simone Aparecida Dos Santos Silva. O livro aborda o tema da educação superior para pessoas surdas e seu direito humano a ela, abordando desde a história da educação surda até os desafios e possíveis soluções para o acesso à educação superior para pessoas surdas. Ele faz uma forte defesa do direito de todas as pessoas a um nível de educação superior, independentemente de qualquer desafio físico, mental ou social.

O livro também se concentra em uma análise do tema da educação surda no Brasil, examinando o histórico de discriminação e exclusão das pessoas surdas na educação superior brasileira. Ele aborda a questão da inclusão e como ela pode ser alcançada, bem como as barreiras para o acesso à educação superior que ainda existem para pessoas surdas.

O livro apresenta uma visão profunda e clara sobre a educação surda, destacando a necessidade de serem abordados os direitos humanos das pessoas surdas e como o acesso à educação superior deve ser tratado. Ele também discute as possibilidades de mudanças necessárias para melhorar o acesso à educação superior para pessoas surdas, abordando o contexto legal, as estruturas de ensino existentes e as possíveis soluções para melhorar o acesso à educação superior para pessoas surdas.

Eu recomendo este livro para qualquer pessoa interessada na educação surda e sua relevância na questão da igualdade de direitos humanos. Ele fornece uma visão única e profunda sobre o tema, destacando os desafios e abordando possíveis soluções para melhorar o acesso à educação superior para pessoas surdas.

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