Influências do Projeto Flora Fanerogâmica na formação docente.

O Projeto “Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo” teve inicio em 1993, com o objetivo de estudar a vegetação paulista. Em 1997, foi apresentado aos professores de duas escolas públicas de Ensino Fundamental do interior do estado de São Paulo. Mediante revisão de literatura da área de Educação, constatamos a não existência de pesquisas ou publicações que procuraram avaliar o Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogâmica nas escolas participantes e, em especial, as contribuições que o projeto trouxe para a formação dos professores e pesquisadores participantes alguns anos apos seu desenvolvimento. Consideramos de grande relevância acadêmica analisar as influências do referido projeto, no que se relaciona as práticas realizadas pelos professores, ao abordar temas de botânica nas diferentes disciplinas envolvidas na pesquisa e como estes permanecem na atuação pedagógica dos participantes nos dias atuais.Os resultados reforçam o que a literatura sugere: que sejam elaboradas propostas de formação continuada dos professores, com base nos princípios da reflexividade e do desenvolvimento de pesquisas colaborativas entre escolas, universidades e institutos de pesquisa.

Resenha:

O livro "Influências do Projeto Flora Fanerogâmica na Formação Docente" de Lilian Pereira Cruz é um livro absolutamente recomendável. O conteúdo abordado trata do projeto florestal para o ensino de botânica, que foi implementado em grande parte das universidades brasileiras nas últimas décadas. O projeto busca ensinar aos alunos a importância da flora nativa brasileira, ao mesmo tempo em que prepara os futuros professores para o ensino de botânica nos ambientes escolares.

O livro de Lilian Pereira Cruz é uma contribuição importante para a literatura sobre o ensino de botânica no Brasil, pois fornece informações de qualidade sobre a história do projeto Flora Fanerogâmica. Além disso, o autor trata dos desafios que os professores enfrentam na preparação de seus alunos para o ensino de botânica, bem como dos recursos necessários para a educação em biodiversidade.

O livro também trata de outros tópicos importantes, como a formação de professores, a importância da gestão de recursos naturais e as metodologias adotadas na educação em biodiversidade. Além disso, o autor compartilha algumas experiências educacionais bem-sucedidas, além de propor soluções para melhorar o ensino de botânica nos ambientes escolares.

Portanto, este livro de Lilian Pereira Cruz é uma ótima recomendação para qualquer pessoa interessada em botânica e na formação de professores. Ele oferece informações ricas e relevantes sobre o Projeto Flora Fanerogâmica, bem como dicas para melhorar o ensino de botânica nos ambientes escolares. Recomendo fortemente a leitura deste livro para aqueles que desejam se aprofundar no assunto.

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