Inclusão de estudantes com deficiência

Com essa pesquisa pretende-se analisar as políticas e condições concretas de inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, com ênfase na acessibilidade. As linhas e diretrizes da educação do Estado do Paraná (2006), em material intitulado Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a construção de currículos, definem condições de acessibilidade como: construção de culturas inclusivas (comunidade escolar e sociedade civil); elaboração de políticas inclusivas (envolve a organização de apoios, formação continuada dos professores e demais profissionais da educação, de modo que a escola desenvolva capacidade de responder às necessidades dos alunos, sem nenhum mecanismo de exclusão); e a dimensão das práticas inclusivas (professores e equipe técnico-pedagógica), que envolve a organização do processo de aprendizagem por meio de flexibilização e adaptações de currículos, conteúdo, métodos de avaliação, necessidades linguísticas diferenciadas bem como o contexto social (SEED, 2006, p.49).

Resenha:

Eu recomendo o livro "Inclusão de Estudantes com Deficiência" de Eliane Pinto de Góes. Trata-se de um livro extremamente útil para educadores e outras pessoas interessadas na educação especial. O livro ajuda a compreender a educação inclusiva, abordando os desafios que os professores e outros profissionais enfrentam na educação especial. Um dos pontos mais interessantes do livro é a abordagem humanística da inclusão, que joga luz sobre as contribuições de pessoas com deficiência para a sociedade.

O livro fornece uma análise crítica da legislação brasileira e internacional sobre a inclusão de estudantes com deficiência, que é extremamente importante para quem trabalha na área da educação especial. Além disso, o livro também destaca o papel extremamente importante das escolas e professores na inclusão.

O livro tem o objetivo de ajudar a melhorar o ensino e a aprendizagem para crianças com deficiência, através da abordagem inclusiva. Para isso, fornece orientações sobre como desenvolver habilidades fundamentais para crianças com deficiência, como linguagem, motricidade, comunicação, raciocínio e habilidades sociais.

Além do ensino e aprendizagem, o livro também aborda outras questões importantes para a inclusão de estudantes com deficiência, como a prevenção de exclusão social, o acesso às oportunidades de emprego e o atendimento de necessidades especiais.

Além disso, o livro também destaca a importância da participação das famílias e dos profissionais na inclusão dos alunos com deficiência. Ele contém exemplos de práticas que podem ser adotadas para ajudar as crianças com deficiência a se adaptar à escola e à sociedade.

Eu recomendo fortemente esse livro para quem está interessado na educação especial. Ele vai ajudar os educadores a compreender melhor os desafios da educação inclusiva e fornece conselhos práticos para ajudar a melhorar o ensino e a aprendizagem para alunos com deficiência.

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