Livro (PDF): "Histórias românticas na Corte do Brasil Imperial: O romance urbano de José de Alencar (Rio de Janeiro – 1840-1870)"

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Eu recomendo o livro "Histórias românticas na Corte do Brasil Imperial: O romance urbano de José de Alencar (Rio de Janeiro – 1840-1870)" de Valdeci Rezende Borges para leitores interessados na história do Brasil Imperial. Escrito por Valdeci Rezende Borges, um dos principais historiadores brasileiros, o livro oferece uma visão profunda e detalhada da vida na Corte Imperial brasileira no período entre 1840 e 1870. O livro explora o contexto histórico e cultural deste período, bem como o impacto de José de Alencar na literatura brasileira. Além disso, esse livro aborda os conflitos entre a tradição e a modernidade e como eles influenciaram o contexto social e cultural da época.

O livro é escrito de maneira clara e concisa, o que o torna muito acessível para leitores de todos os níveis de conhecimento. O autor fornece muitos detalhes sobre o impacto de José de Alencar na literatura brasileira e explora como as mudanças culturais influenciaram a obra do autor. Além disso, o livro também fornece informações sobre a influência do romance na sociedade brasileira e seu papel na transformação cultural do período.

O livro é muito bem documentado e contém muitas fontes primárias, incluindo cartas, jornais, livros e outras obras de José de Alencar. O autor também incorporou fontes secundárias, como artigos de revistas, livros de história e pesquisas acadêmicas. O livro é muito rico em informações e oferece uma leitura fascinante para todos os interessados na história do Brasil Imperial.

Em suma, eu recomendo o livro "Histórias românticas na Corte do Brasil Imperial: O romance urbano de José de Alencar (Rio de Janeiro – 1840-1870)" de Valdeci Rezende Borges para todos os leitores interessados na história do Brasil Imperial. O autor oferece uma visão profunda e detalhada do contexto histórico e cultural da época, além de abordar seus conflitos entre a tradição e a modernidade. Por fim, o livro é muito bem documentado e contém muitas fontes primárias e secundárias que tornam a leitura muito fascinante.

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O objetivo é refletir sobre a historicidade da visão de mundo e do imaginário românticos no romance urbano de Alencar e sobre o processo de constituição de suas representações, atentando para as concepções de amor, sociedade, natureza, religiosidade, masculinidade e feminilidade. Haja vista a presença persistente e obsessiva do amor nas sociedades atuais, sua frequência e seus deslocamentos nos bens simbólicos difundidos nos meios de comunicação, bem como considerando que a História parte das questões do presente rumo ao passado, o estudo volta-se aos primórdios da produção cultural literária brasileira, sob a égide romântica e da imprensa periódica, para perceber como aí se constituía essa temática. Porém, percebendo que compreender a noção de amor romântico demanda pensá-la num contexto mais amplo, ampliou-se o olhar para lidar com a visão de mundo e imaginário românticos. Pensando a visão de mundo como um conjunto de aspirações, sentimentos e ideias que reúne pessoas num mesmo grupo e as opõe a outros, e o imaginário como as variadas representações e imagens elaboradas sobre as práticas culturais, as quais expressam um modo peculiar de olhar a existência, investigam-se tais representações nos romances Cinco Minutos, A Viuvinha, A Pata da Gazela, Sonhos d’Ouro, Encarnação, Lucíola, Diva e Senhora, além de textos autobiográficos, políticos e ensaios críticos. Numa abordagem interpretativa do romantismo como fato histórico, social, cultural e estético, reconstroem-se as condições históricas nas quais se inseriam Alencar e seus escritos; a figura de Alencar como produtor das representações investigadas; as condições de criação e difusão destas mescladas à feição da cidade, dos meios culturais e dos circuitos de produção, difusão e recepção do imaginário romântico; as questões estéticas, preocupações e objetivos de sua escritura; seu percurso e sua atuação literária e intersecções com a política; as imagens que compunham sua forma de ver o mundo e seu imaginário, pois parte-se da hipótese de que estas são uma oposição a algumas dimensões do mundo capitalista e informavam a respeito do processo sociocultural de formação da subjetividade dos indivíduos numa sociedade em transformação. Nessas imagens, trata-se das ideias de amor e morte como formas de transcendência das tensões do indivíduo com a sociedade nefasta; da relação entre a sociedade e as práticas amorosas consideradas como doenças mentais e anomalias, como a idolatria, a obsessão e o fetiche; da relação entre sociedade/cidade e natureza na formação do indivíduo, sendo as primeiras vistas de forma negativa; da aproximação entre natureza e nação para construir uma imagem do lugar e do país; da mercantilização do corpo feminino com a prostituição; e da venda do homem corrompido moralmente no mercado matrimonial.

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