Gestão do conhecimento: a mudança de paradigmas empresariais no século XXI

Inovar, esse é o imperativo, o fator que pode garantir a sobrevivência de uma empresa num mercado definitivamente incerto e agressivamente competitivo. Mas como inovar senão construindo a partir dos próprios colaboradores da empresa aquilo que pode vir a ser seu diferencial? A gestão do conhecimento parte do princípio de que todo o saber existente em uma empresa é composto não só daquele que pulsa no interior de seus diversos departamentos ou daquele que percorre as interconexões dos diferentes processos, mas também, e principalmente, daquele que existe na cabeça das pessoas. Essa é a nova perspectiva, a gestão estratégica desse conhecimento – uma filosofia gerencial que procura organizar esse conteúdo latente de modo a transformá-lo em vantagem competitiva para as instituições. Esta ação exige não apenas conhecimento do negócio, mas um intenso desenvolvimento das relações interpessoais, acuidade na visão estratégica e verdadeira prontidão para mudanças, tendo sempre em mente que aprender a aprender é tão importante quanto o que é aprendido.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Gestão do Conhecimento: a Mudança de Paradigmas Empresariais no Século XXI" de Rose Mary Juliano Longo. Esta obra oferece um vasto e variado leque de informações sobre a gestão do conhecimento, abordando desde os conceitos básicos aos mais complexos. Trata-se de uma obra importante para profissionais e estudantes de todas as áreas de negócios, pois ajuda a desenvolver um olhar crítico em relação à gestão do conhecimento e a sua aplicação no contexto organizacional.

O livro descreve a evolução da gestão do conhecimento nas organizações e como esta pode contribuir para o desenvolvimento de novos modelos de negócios. Além disso, explica conceitos fundamentais como a capital intelectual, a inteligência competitiva, a governança da informação, a gestão do conhecimento estratégico, a aprendizagem organizacional e os desafios da inovação.

A obra também aborda como a gestão do conhecimento pode ajudar as organizações a enfrentar os desafios da globalização e da era digital. Apresenta exemplos reais de empresas que usam tecnologias para gerir o conhecimento para aumentar a produtividade, melhorar o desempenho organizacional e obter vantagem competitiva.

O livro trata de assuntos como o cultivo da criatividade e da inovação, a gestão da informação e do conhecimento, a colaboração, a gestão da mudança e o gerenciamento de projetos. Ao ler este livro, os leitores adquirem conhecimentos sobre os princípios e procedimentos da gestão do conhecimento, permitindo-lhes aplicar as técnicas e ferramentas aprendidas em seu próprio ambiente de trabalho.

Eu recomendo o livro “Gestão do Conhecimento: a Mudança de Paradigmas Empresariais no Século XXI” de Rose Mary Juliano Longo. É uma obra abrangente e útil para profissionais, estudantes e pesquisadores interessados em gestão do conhecimento. Possui um conteúdo de alto nível, abordando os temas de forma clara e bem estruturada. Os leitores se beneficiarão de seu conteúdo e dos exemplos práticos apresentados.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Gestão do conhecimento: a mudança de paradigmas empresariais no século XXI sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.