Ensino e Aprendizagem dos Conceitos Científicos em História: Uma experiência no Ensino Fundamental

O objetivo deste estudo monográfico foi desenvolver uma metodologia de ensino de História que possibilite aos alunos a realização de generalizações conceituais que lhes permita melhor qualidade de interação com a realidade em que vivem, compreendendo como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos da História. A metodologia utilizada foi a de aprendizagem por meio de círculos de diálogos feitos em sala de aula, orientados pela professora. A pesquisa teve resultados satisfatórios no que tange a proposta da metodologia do diálogo para o ensino de conceitos científicos da História, ressaltando que o resultado se mostrou melhor quando o conceito teve direcionamentos específicos dentro dos conteúdos.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Ensino e Aprendizagem dos Conceitos Científicos em História: Uma experiência no Ensino Fundamental" de Silva Elen Glauciene para todos aqueles interessados no ensino e na aprendizagem de conceitos científicos. O livro fornece uma visão abrangente do ensino e da aprendizagem de conceitos científicos em história. Ele explica o papel do professor como facilitador e guia das atividades de ensino e aprendizagem, explica os princípios básicos de ensino e aprendizagem de conceitos científicos e aborda vários fatores que influenciam a aprendizagem de conceitos científicos em história.

Outro aspecto importante do livro é o uso de abordagens interdisciplinares para ensinar conceitos científicos. O livro explica como integrar conhecimentos de diferentes disciplinas de forma a proporcionar aos alunos uma compreensão global do assunto. A autora também fornece exemplos de abordagens interdisciplinares, como a utilização de jogos, problemas, discussões, estudos de caso, análise de filmes, discussões de grupo e outras atividades. Estas abordagens proporcionam aos alunos uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos.

O livro também aborda o uso da tecnologia para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos. O uso de recursos digitais é explicado, bem como a utilização de software e ferramentas educacionais para o ensino de conceitos científicos. Isso contribui para tornar o ensino e a aprendizagem mais interessantes e interativos. Além disso, a autora fornece orientações para o uso eficaz da tecnologia para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

Em suma, o livro "Ensino e Aprendizagem dos Conceitos Científicos em História: Uma experiência no Ensino Fundamental" de Silva Elen Glauciene é uma leitura indispensável para aqueles interessados no ensino e na aprendizagem de conceitos científicos. O livro fornece informações importantes sobre como integrar conhecimentos de diferentes disciplinas, além de como usar a tecnologia de forma a tornar o ensino e a aprendizagem mais interessantes. Eu recomendo fortemente o livro para aqueles interessados em ensinar e aprender conceitos científicos em história.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Ensino e Aprendizagem dos Conceitos Científicos em História: Uma experiência no Ensino Fundamental sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.