Dos Livros aos Cadáveres: uma pedagogia empírico-racional na reforma do curso de medicina da Universidade de Coimbra (1772)

O relógio marcava cinco horas da tarde. Era quinta-feira, 14 de fevereiro de 1771. A noite chegava a Lisboa. Um grupo caminhava para se encontrar na casa de Sebastião José de Carvalho e Melo, que naquela época já havia recebido o título de Marquês de Pombal. Neste dia, a Junta de Providência Literária, criada pelo Rei D. José I, se reunia. Em seus diários, Manuel do Cenáculo escreveu: "fui chamado assistir a Junta que se faz na casa do Sr. Marquês de Pombal para reforma da Universidade de Coimbra". E foi a partir dessas reuniões que, em 1772, surgiram os novos Estatutos que reformavam as Faculdades de teologia, direito, medicina e criava as de filosofia e matemática. Investigamos, no presente livro, esse processo de modernização do ensino universitário em Portugal referente ao curso de medicina. Partindo de uma análise sobre as mudanças epistemológicas no século XVIII, buscamos compreender como se deram as transformações linguísticas, conceituais, metodológicas e pedagógicas do saber médico. O exame dessa questão permitiu traçar o caráter do método científico utilizado pela elite médica da época, sobretudo no que tange à valorização da experiência, da observação e dos princípios físico-matemáticos, permitindo uma expansão das novas concepções de corpo, saúde e doença.Leia mais

Resenha:

Eu recomendo o livro "Dos Livros aos Cadáveres: uma pedagogia empírico-racional na reforma do curso de medicina da Universidade de Coimbra (1772)" de Luis Filipe Maiolini. O livro explora a história da reforma do curso de medicina na Universidade de Coimbra no século XVIII, usando um enfoque empírico-racional. Maiolini oferece uma análise profunda da reforma, bem como de seus autores e suas intenções. Além disso, ele explora a influência da reforma na história da medicina que ressoou até os dias de hoje.

O livro aborda questões importantes sobre a formação médica, como a atitude de médicos em relação à teoria e à prática, bem como a influência destes conceitos na mudança da prática médica. Maiolini argumenta que, pela primeira vez na história, a teoria da medicina foi tratada como um ramo independente da medicina, em vez de simplesmente ser um meio de aplicar o conhecimento prático. A reforma também promoveu o uso de métodos empírico-racionais na formação dos médicos, que trouxe novos padrões para a prática médica.

O livro também abrange a visão política da reforma e a dimensão internacional do desenvolvimento da medicina. Maiolini explica como a reforma da medicina estava relacionada às mudanças políticas em Portugal naquele período. Ele discute como a reforma foi influenciada pelas circunstâncias políticas do país e como ela se relaciona com as mudanças na medicina a nível internacional.

O livro de Maiolini é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada nos caminhos da reforma da medicina na Universidade de Coimbra no século XVIII. Ele fornece uma excelente análise da reforma, bem como de seus participantes e ideias. O livro também aborda tópicos importantes sobre a formação médica, como a influência da teoria e da prática na formação dos médicos. Além disso, o livro explora como as circunstâncias políticas do tempo influenciaram a reforma da medicina e como ela contribuiu para o desenvolvimento da medicina a nível internacional. Portanto, recomendo fortemente o livro como uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada na história da medicina.

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