Aritmetizando no contexto das aulas de matemática

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como uma Sequência Didática (SD), com base na Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Guy Brousseau, pode contribuir para o ensino das Operações Aritméticas Básicas, no contexto das aulas de Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A proposição desse objeto de saber matemático justifica-se por sua relevância e ligação com praticamente todos os saberes matemáticos que serão construídos pelo aluno no decorrer da sua vida escolar. Sendo assim, elaboramos e observamos a aplicação de uma Sequência Didática, a fim de verificarmos e compreendermos de que maneira essa proposta pode contribuir para o ensino desse objeto matemático. Alicerçamos as análises dos dados construídos em recortes dialógicos, vivenciados nas aulas de Matemática em que a Sequência Didática foi desenvolvida e em alguns elementos da referida teoria. Admitimos como metodologia de investigação uma abordagem qualitativa, configurando-se em um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), modelo teórico e metodológico pensado por Yves Chevallard, que propicia situações de questionamentos das práticas docentes vigentes.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Aritmetizando no contexto das aulas de matemática" de Wirla Castro de Souza Ramos para todos os professores de matemática que procuram novas maneiras de ensinar. O livro é ótimo para quem está interessado em desenvolver habilidades de pensamento crítico em seus alunos. Ele aborda táticas eficazes para ensinar aritmética, além de promover a compreensão dos princípios matemáticos básicos. Ele também oferece informações sobre como usar as tecnologias mais modernas para ensinar aritmética. O livro tem uma visão ampla sobre como ensinar aritmética, desde a abordagem tradicional até o uso de jogos e outras atividades. Ele fornece estratégias de ensino de aritmética para ajudar os professores a ensinar seus alunos a pensar criticamente. Além disso, ele contém estudos de caso para ajudar os professores a aplicar as táticas de ensino a situações reais. A linguagem do livro é simples e clara e os exemplos são fáceis de entender. O livro é uma excelente ferramenta para qualquer professor que deseje ensinar aritmética de forma eficaz e inovadora. É uma leitura obrigatória para todos aqueles que procuram tornar as aulas de matemática mais interessantes e divertidas.

Além disso, o livro aborda dicas úteis de ensino, tais como criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante; fornecer orientações claras; e promover a discussão entre os alunos. Ele também fornece exemplos de como usar tecnologias digitais, como aplicativos, tabelas interativas e outros materiais digitais, para ajudar os alunos a entender os princípios matemáticos. Além disso, ele oferece sugestões de atividades, tarefas e jogos que podem ser usados ​​para ajudar os alunos a praticar o que aprenderam. Estas atividades são úteis para reforçar os princípios matemáticos e estimulam o pensamento crítico dos alunos. O livro também oferece uma variedade de exemplos para ajudar os professores a desenvolver seus próprios planos de ensino. Além disso, ele oferece informações sobre como avaliar eficazmente os alunos e acompanhar o progresso deles.

Portanto, recomendo fortemente o livro "Aritmetizando no contexto das aulas de matemática" de Wirla Castro de Souza Ramos para todos os professores de matemática que estão procurando maneiras inovadoras de ensinar aritmética. O livro oferece uma variedade de estratégias de ensino, além de exemplos, tarefas e jogos para ajudar os alunos a praticar o que aprenderam. Ele também fornece informações sobre como usar tecnologias modernas para ensinar aritmética. O livro é uma leitura obrigatória para todos aqueles que querem tornar as aulas de matemática mais interessantes e divertidas.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Aritmetizando no contexto das aulas de matemática sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.