Aluno surdo na escola regular: inclusão ou integração?

Neste livro é discutido o processo pelo qual uma aluna surda está passando nas aulas de matemática em uma escola regular, se o de inclusão ou de integração. O autor busca compreender as concepções históricas dos surdos, habituar-se entre as principais diferenças entre inclusão e integração para assim poder identificar o processo que a aluna esta sofrendo. As discussões, que estão referenciadas dentro da legislação vigente, proporcionou verificar se estão sendo cumpridas ou não as propostas nela estabelecida e como tem sido compreendida na teoria e na prática dentro da unidade escolar. O texto destina-se a colocar em evidência vários aspectos importantes que precisam ser revistos em relação à inclusão de surdos na rede regular, mostrando a necessidade de desenvolver diferentes ações para que o Ensino Médio em uma escola regular possa compor-se num espaço de ensino-aprendizagem que atenda as necessidades visuais, linguísticas e culturais da pessoa surda.

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "Aluno Surdo na Escola Regular: Inclusão ou Integração?", de Fabiano Hilário Ramires. Esse livro aborda o tema da inclusão de alunos surdos na educação regular, e o autor faz um excelente trabalho de abordar os prós e contras de cada um desses modelos. Ele explica os desafios da inclusão, como o fato de que o aluno surdo muitas vezes tem que levar em conta o ambiente social em que se encontra, e também aborda a importância de se ter um ensino diferenciado para os alunos surdos, para que eles possam ter um bom aproveitamento.

Além disso, o autor também explica como as tecnologias de assistência são cruciais para a inclusão efetiva de alunos surdos na educação regular. Ele trata do uso do libras (Língua Brasileira de Sinais) para a comunicação e aprendizagem, dos recursos audiovisuais, do uso de computadores e até mesmo da utilização de dispositivos de audio para ajudar na comunicação entre professores e alunos.

O livro contém também informações sobre como os professores e outros profissionais da escola devem se preparar para lidar com alunos surdos. Isso inclui informações sobre formas de ensinar, como promover a interação entre todos os alunos e como incentivar o sucesso acadêmico dos alunos surdos. O autor também fornece informações sobre os direitos dos alunos surdos na escola e como lidar com possíveis problemas que eles possam enfrentar.

No geral, este livro é extremamente útil para professores, diretores escolares e outros profissionais da educação que desejam conhecer mais sobre a inclusão de alunos surdos na educação regular. É um livro extremamente informativo e abrangente, que trata do assunto de forma clara e completa. Portanto, recomendo este livro para qualquer pessoa interessada neste assunto.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Aluno surdo na escola regular: inclusão ou integração? sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.