Algumas concepções sobre Educação Ambiental de professores de Química: Do discurso realizado à prática escolar efetiva

Nesse trabalho realizamos uma investigação com interesse em saber se professores de Química desenvolvem práticas de Educação Ambiental (EA) em suas aulas e como acreditam que a Química poderia contribuir para o entendimento das questões ambientais. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis professores com diferentes formações e tempos de serviço. Verificamos que os professores têm interesse em trabalhar com EA e relataram diversificadas estratégias didáticas para utilizarem questões ambientais em suas salas de aula. Os maiores problemas relatados para um menor envolvimento com EA estão relacionados a falta de estrutura e organização curricular das escolas. Os professores demonstram em suas falas uma concepção de uso da Química com uma ferramenta para EA que se aproxima de uma vertente de “adestramento ambiental”.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Algumas concepções sobre Educação Ambiental de professores de Química: Do discurso realizado à prática escolar efetiva" de Ramos Elaine Da Silva. Este livro aborda de forma lúcida e abrangente a importância da Educação Ambiental (EA) na educação química.

A abordagem de Ramos Elaine Da Silva é interessante porque ela examina a EA desde uma perspectiva crítica, investigando as diferentes concepções que os professores de química têm sobre ela. Ela destaca os desafios que os professores enfrentam ao abordar o assunto em sala de aula, como o fato de que o tema é frequentemente visto como sendo de segunda ordem em relação aos outros assuntos químicos.

O livro também explora a relação entre a EA e a aprendizagem química e oferece uma visão holística sobre como os professores podem integrar a EA nas suas aulas. Ela fornece ideias sobre como os professores podem lidar com os desafios da implementação de EA eficazmente, além de examinar as vantagens práticas do uso da EA como ferramenta de ensino.

Ramos Elaine Da Silva faz um trabalho notável ao abordar detalhadamente os tópicos importantes relacionados à EA, fornecendo exemplos de práticas aconselhadas e recomendações específicas para professores. O livro é, portanto, essencial para qualquer professor interessado em melhorar a sua abordagem para EA e para dar significado à sua prática de ensino.

Em suma, recomendo fortemente o livro "Algumas concepções sobre Educação Ambiental de professores de Química: Do discurso realizado à prática escolar efetiva" de Ramos Elaine Da Silva. Ele oferece uma visão crítica sobre a importância da EA na educação química, além de fornecer diretrizes úteis para implementar esta abordagem em sala de aula.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Algumas concepções sobre Educação Ambiental de professores de Química: Do discurso realizado à prática escolar efetiva sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.