Livro (PDF): "Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Recomendo o livro "Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil" de Rafael Cariello a todos os interessados na história brasileira. O livro traz à tona um tema muito importante: a Independência do Brasil. Cariello narra os acontecimentos que levaram à Independência do Brasil, desde o desenvolvimento do absolutismo na Europa e sua influência no Brasil, até o movimento de independência que culminou com a Proclamação da Independência.

O livro é muito rico em detalhes e documentação, com informações sobre a política, a economia e a cultura da época. Cariello oferece uma análise detalhada dos personagens principais envolvidos na Independência do Brasil, como D. Pedro I, D. João VI, Tiradentes, José Bonifácio e outros. Ele também explica como as atitudes desses personagens influenciaram o curso dos acontecimentos.

O livro é escrito de maneira clara e concisa, o que torna a leitura ainda mais agradável. Cariello usa muitos recursos narrativos, como diálogos, descrições e citações, para trazer a história à vida. O livro também contém numerosas ilustrações, que ajudam a contar a história de uma maneira mais vívida.

Em suma, este livro é uma leitura obrigatória para todos aqueles que desejam entender melhor os acontecimentos que levaram à Independência do Brasil. Cariello oferece uma análise profunda e detalhada destes acontecimentos, tornando este livro uma excelente fonte de informação para quem deseja mergulhar ainda mais na história do Brasil.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Uma nova e original história da Independência, a partir de rigorosa pesquisa e amplo diálogo com a historiografia.Nas primeiras décadas do século XIX, o Império português testemunhou profundo agravamento do déficit fiscal. O aumento nas despesas, principalmente em gastos militares, constrangia orçamentos de várias monarquias europeias desde o século XVIII, e não seria diferente no caso luso, depois do início das Guerras Napoleônicas e, um pouco mais tarde, da transferência da família real para o Rio de Janeiro. A falta de pagamentos de servidores civis e militares e a emissão desenfreada de papel-moeda, que gerava inflação e impactava severamente os preços de alimentos, compunham o caldo de insatisfações dos súditos de d. João VI em Portugal e no Brasil no final da década de 1810.O descontentamento era total. Em Pernambuco, o aumento do preço da farinha havia contribuído para deflagrar a revolução de 1817. Em Portugal e no Brasil, a Revolução Liberal de 1820 e 1821 poria em xeque o absolutismo de d. João VI, exigindo a adoção de uma Constituição que impusesse limites à discricionariedade do monarca nas decisões sobre gasto público e cobrança de impostos — a culminância de um processo histórico que, guardadas as devidas diferenças, havia ocorrido em países como França e Reino Unido.Estudo minucioso, original e em constante diálogo com a historiografia sobre o período, Adeus, senhor Portugal oferece uma interpretação ampla do processo emancipatório brasileiro, relacionando as tensões políticas e sociais com a questão fiscal e a crise econômica. O livro deixa evidente um duplo movimento: se os impactos de impostos e inflação crescentes pioram a vida da população e motivam a ação social necessária para o fim do absolutismo, a crise orçamentária causadora de tais problemas econômicos era um reflexo do desgaste das instituições do Antigo Regime, incapaz de zelar pelo equilíbrio do tesouro.Leia mais

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” comprar
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” gratis
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” ler online
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” download
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” preço
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” baixar
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” pdf
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” sinopse
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” resenha
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” baixar pdf
  • livro “Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria História e outros títulos similares à Adeus, senhor Portugal: Crise do absolutismo e a Independência do Brasil